top of page

Como criar uma politica de credito para sua empresa

Análise do Cliente

Quando surge a demanda de conceder crédito à um cliente, seja ele pessoa física ou jurídica é preciso levar em consideração alguns fatores para a tomada de decisão: Os dados cadastrais do cliente, as informações de mercado, consultas de validação de dados em bureaus de crédito, etc.

Essas referências são submetidas a um conjunto de regras, ou seja, a Política de Crédito, que direciona a empresa para a decisão de conceder crédito a um cliente ou não.

As políticas são divididas em duas categorias:

– as Políticas de Concessão de Crédito definem quem será aprovado ou não para a carteira de clientes, e: – as Políticas de Manutenção que são baseadas no comportamento de consumo e pagamento e têm como objetivo medir o risco e rentabilizar ao máximo o cliente que já está na carteira.

Como desenvolver a política de crédito?

No caso de empresas maduras que possuem uma equipe e estrutura para armazenar dados comportamentais de clientes é possível definir características personalizadas para uma tomada de decisão.

Já para empresas que não guardam registros de clientes ou novos negócios é indicado utilizar uma política pré- configurada e adaptar ao perfil da carteira conforme a necessidade. A Importância dos dados para a política de crédito Empresas que possuem uma base de dados eficiente conseguem melhores resultados em suas estratégias de concessão de crédito, uma vez que podem fazer uma política de crédito customizada.

Nem sempre todas as informações para a aplicação da política de crédito são fornecidas pelo cliente, muitas vezes é preciso contar com ferramentas para validar, atualizar e enriquecer dados, pois é muito comum as empresas e instituições de crédito terem em suas bases dados históricos, onde muitas vezes essas informações já estejam defasadas.

Nessa hora o sistema direct.data pode ser seu melhor aliado para reduzir risco, mitigar inadimplência e reduzir custos com bureaus de credito tradicionais como Serasa e BVS.

Entre em contato para maiores informações: contato@directd.com.br


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page
https://www.egea.com.br/