top of page

O poder das APIs na conjuntura atual e futura


Algumas tecnologias emergentes como blockchain e as API estão trazendo mudanças profundas para o mundo dos negócios e estabelecendo novas maneiras de oferecer serviços e produtos digitais.

O desafio da transformação tecnológica Com o rápido ritmo de evolução no setor de tecnologia, as transformações digitais estão sendo estimuladas mais rapidamente nas empresas devido ao fato de impulsionarem a performance e produtividade, além de habilitar e acelerar processos de inovação. É inevitável que, junto com essas transformações, as empresas enfrentem alguns desafios complicados ao longo do caminho, como a dificuldade em encontrar pessoas com habilidades e talentos necessários, já que a implementação de novas tecnologias normalmente requer treinamento e contratação de pessoas especializadas. As equipes precisam se mover mais rapidamente à medida que adotam novos processos, exigindo um alto nível de desempenho e entrega de valor. Além disso, encontrar o ajuste certo de cultura é outro grande desafio. Dessa forma, plataformas baseadas em nuvens e provedores de infraestrutura estão oferecendo processos automatizados com o objetivo de fechar a lacuna de falta de talentos para garantir entregas mais rápidas. Embora muitas empresas estejam adotando novos processos automatizados, algumas grandes corporações ainda continuam utilizando sistemas legados que existem há anos, como alguns bancos, por exemplo. É possível utilizar uma infraestrutura legada como uma alavanca em vez de uma âncora para lançá-los na nova onda do futuro? As APIs são a chave para conectar os sistemas em nuvem.

As APIs são fundamentais para modernização É muito provável que esses sistemas legados desapareçam em breve, certamente existe um potencial de interrupção nessa área. E as plataformas baseadas em nuvem estão avançando cada vez mais para transformar os processos nas empresas. A velocidade com que essas transformações ocorrem depende muito do segmento. Setores como educação e seguros, por exemplo, viram uma aceleração na taxa de adoção recentemente, enquanto outras áreas, como a fabricação de automóveis, podem se mover em um ritmo mais lento simplesmente por causa da cadeia de suprimentos. Uma das principais decisões a serem tomadas em termos do processo de transformação é modernizar os sistemas atuais ou começar do zero. É preciso que as empresas façam um benchmarking e procurem outras que operam em sua área, verifiquem os pontos positivos e negativos com os novos processos que implementaram. E para implementar a modernização dos sistemas da empresa as APIs são essenciais. Tanto para aumentar a produtividade do time, quanto para criar novas ofertas digitais ou abrir seus dados para serem consumidos. Busque pensar primeiro na experiência de consumo das suas APIs com os o seu ecossistema, para facilitar e acelerar o crescimento da sua empresa.

Lições sobre o impacto da transformação tecnológica As APIs permitiram, na última década, crescer e popularizar o uso de ferramentas de front office como as ferramentas de colaboração, armazenamento, gestão de tarefas, marketing, vendas, finanças, etc. Agora, estamos presenciando a modernização dos processos de back office, também por meio das APIs, como automações de processos internos, autorizações, aprovações, previsões internas, faturamento, contratos, etc. E transformação tecnológica nessa área permite que as empresas se concentrem em sua proposta de valor exclusiva, o seu core business. Os desafios das empresas em buscar habilidades, pessoas e transformar a cultura precisam trabalhar em conjunto para permitir que a empresa se mova com mais rapidez, faça melhorias contínuas e continue a entregar valor. As APIs facilitam o compartilhamento de informações entre instituições e são essenciais para as automações dos processos. Empresas que não utilizam APIs geram uma lacuna enorme nas experiências de seus usuários. Por isso, as APIs são a chave para resolver os desafios de automações.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page
https://www.egea.com.br/