top of page

COMPLIANCE OU GOVERNANÇA CORPORATIVA: PRINCIPAIS DIFERENÇAS!


O QUE É COMPLIANCE?

Em tradução livre do inglês, o termo compliance pode ser entendido como conformidade. Importado dos Estados Unidos e da Europa, o conceito começou a ganhar espaço no Brasil a partir da década de 1990, porém, só nos últimos anos tomou a dimensão que tem hoje. Muito disso se deve à criação da Lei Anticorrupção brasileira.

Assim, compliance é a área empresarial que se ocupa do cumprimento das leis e de todas as normas que regem uma corporação, tanto internas quanto externas. Também zela pela cultura da ética e da integridade no relacionamento entre os colaboradores e gestores e seus diferentes stakeholders.

Compliance é constituído por um conjunto de regras e processos que buscam entender os riscos a que uma organização está submetida e suas implicações possíveis, além de formas de mitigá-los.

Os responsáveis pelo setor de compliance e pela implementação do programa são profissionais da área, que estudam a fundo as leis e normas a que a empresa se submete. Mais do que isso, desenvolvem competências essenciais para encontrar as soluções mais adequadas para assegurar o cumprimento dessas regras.


O QUE É GOVERNANÇA CORPORATIVA?

Já a governança corporativa é a área que trata das relações entre os diversos stakeholders de uma empresa. Nesse caso, incluem-se tanto os internos, como sócios, diretores e conselho administrativo, quanto os externos, como o governo, órgãos de fiscalização e controle.

Isso significa que as práticas de governança são as estratégias usadas pelas empresas para afirmar e representar o seu valor diante de seus diferentes públicos. Ou seja, é uma maneira de garantir que os objetivos dos sócios estejam alinhados como uma corporação, transformando-se em medidas aplicáveis e que podem ser mensuradas.

Para explicar melhor, a governança corporativa pode considerar a igualdade de tratamento dos sócios e diretores e as práticas que garantem a responsabilidade da corporação diante da justiça. Uma maneira de garantir a transparência da organização em todos os níveis, principalmente nos superiores.


COMO GOVERNANÇA CORPORATIVA E COMPLIANCE ESTÃO RELACIONADOS?

A transparência é uma das maiores exigências do mercado e da sociedade como um todo na atualidade. E não é por acaso, tendo em vista os diversos problemas legais, fraudes e escândalos de corrupção envolvendo órgãos governamentais e empresas privadas nos últimos anos. As organizações como um todo estão sendo mais cobradas e, por isso, estão se apoiando cada vez mais nos conceitos de governança corporativa e compliance.

Neste contexto, as práticas de governança são fundamentais para que a empresa demonstre seu compromisso com a ética. Enquanto isso, o compliance é o responsável por garantir que a organização esteja agindo de acordo com as normas. Ou seja, podemos dizer que, sem um programa bem estruturado, a governança assume o risco de ser ineficiente neste frente.

Do contrário, as empresas que aliam essas duas áreas tendem a ser mais transparentes com o mercado, colaboradores e com a sua própria gestão. O compliance é uma forma das instituições se organizarem para estar em conformidade com a lei. Ao mesmo tempo, a governança corporativa propõe soluções para que elas melhorem constantemente.


ENTÃO, QUAL A DIFERENÇA ENTRE ESSES DOIS CONCEITOS?

A principal diferença entre governança corporativa e compliance, na prática, é a relação deles com os valores da empresa. Assim, enquanto o compliance cuida da conformidade com as regras, a governança busca alinhar a mentalidade dos gestores e seus processos de gestão.

Ainda que não se possa negar a relação entre esses conceitos, eles são diferentes. O compliance está diretamente ligado à gestão de riscos e ao respeito às regras. Age de acordo com informações e a transparência nos dados, demonstrando que a organização cumpre suas normas.

Já a governança reforça a reputação da empresa ao trabalhar os benefícios de uma atuação ética e estruturada, mostrando a relevância disso para os stakeholders. Consiste em um modelo de gestão, voltado para a eficiência e a impessoalidade administrativa baseada na transparência, tanto para o público interno quanto para o mercado. É, portanto, uma maneira de transmitir mais valor e segurança, desenvolvendo uma boa reputação e atraindo investimentos.


Se você ainda não adota práticas de governança corporativa e compliance, é bom se informar melhor sobre o assunto. Independentemente do tamanho da sua empresa, esses conceitos são fundamentais para cuidar da imagem e garantir a ética e o respeito às leis. Inclusive, esse pode ser o elemento que falta para promover o crescimento do seu negócio.




créditos: LEC

12 visualizações0 comentário
bottom of page
https://www.egea.com.br/