• Equipe Egea

Monitoramento de fornecedores - compliance e risco

O monitoramento de fornecedores faz parte de uma gestão estratégica da cadeia de suprimentos, que visa garantir desempenho exemplar nos parâmetros qualitativos e quantitativos, assegurando o bom desempenho e o melhor aproveitamento dos itens adquiridos.

Estabelecer critérios de acompanhamento, comunicar quais são eles para os parceiros avaliados e monitorar os indicadores de desempenho constantemente são formas de mitigar riscos, estimular a competitividade da supply chain e melhorar o relacionamento com fornecedores.

Veja como é definido o conceito de monitoramento de fornecedores, compreenda sua importância para a gestão empresarial e conheça as boas práticas dessa estratégia, que não só tem potencial para melhorar seus resultados, como também faz parte da jornada para uma marca cada vez mais valorizada e reconhecida no mercado.

O que é monitoramento de fornecedores? Monitoramento de fornecedores é uma avaliação recorrente do desempenho dos fornecedores que participam da sua cadeia de suprimentos, considerando critérios que envolvem a qualidade dos produtos e serviços entregues, bem como a manutenção das certificações de compliance necessárias para sua homologação.

É importante frisar que a prática é diferente do acompanhamento de estoque e abastecimento. Além de assegurar um volume de suprimentos saudável para a operação da empresa, essa avaliação considera critérios qualitativos e subjetivos.

Dessa forma, o monitoramento de fornecedores abrange desde o cumprimento dos prazos de entrega, padrão de qualidade e custos praticados, até fatores mais difíceis de mensurar, como facilidade em se comunicar, abertura para negociação, inovações implementadas e demonstração de empenho.

Em geral, as boas práticas do monitoramento indicam que a coleta e avaliação de dados deve se manter constante e atualizada. Obter informações em tempo real facilitam a identificação de fatores relevantes, sejam eles falhas ou oportunidades.

O uso de sistemas de monitoramento de fornecedores é indicado para lidar com a grande quantidade de informações com agilidade e inteligência. Para combater riscos, otimizar a eficiência operacional e descomplicar a gestão da cadeia de suprimentos, não deixe de conhecer a plataforma direct.data.

Qual a importância do monitoramento de fornecedores? Investir no monitoramento de fornecedores faz parte da gestão de suprimentos e também da gestão de riscos. Por meio dessa prática, é possível manter um nível de excelência no abastecimento da empresa, mantendo a operação em pleno funcionamento sem realizar gastos exorbitantes na aquisição de suprimentos.

Ela também serve para manter um nível de qualidade padronizado, sempre em acordo com os parâmetros negociados com o fornecedor.

A atuação dos demais membros da cadeia de suprimentos, de fornecedores a prestadores de serviços, como empresas de logística e entrega, geram impacto direto na percepção da sua empresa junto aos stakeholders internos e externos, incluindo seus consumidores.

Podemos definir então que a importância do monitoramento de fornecedores está em assegurar o bom resultado das parcerias e também certificar que elas agregam valor para a reputação e operação da empresa contratante, o que inevitavelmente é perceptível por toda a organização. Por outro lado, não se deve deixar de valorizar a vantagem estratégica que essa prática é capaz de proporcionar. Encontrar os parceiros comerciais com melhor desempenho no contexto qualitativo e quantitativo é crucial para identificar o melhor custo-benefício e otimizar o aproveitamento de recursos.

Em resumo, por meio do monitoramento de fornecedores, uma empresa pode desfrutar dos seguintes benefícios para sua operação:

  • melhores condições de negociação, incluindo prazos de entrega e valores dos pedidos;

  • mitigação de riscos operacionais relativos ao abastecimento;

  • aumento do valor agregado e da credibilidade da operação;

  • manutenção do nível de qualidade esperado para os produtos;

  • facilidade em identificar oportunidades de crescimento;

  • maior assertividade estratégica para criar metas mais desafiadoras.

Como monitorar fornecedores para otimizar resultados e mitigar riscos? Considerando todas as vantagens acima, nos resta entender como monitorar fornecedores corretamente. Para isso, é essencial definir quais serão os critérios de avaliação, quais os indicadores de desempenho e qual a plataforma utilizada para centralizar os dados monitorados.

De modo geral, não há como antecipar quais serão estes parâmetros, uma vez que, assim como em análises de compliance, a perspectiva do ramo de atuação implica na variação dos fatores mais relevantes.

Para esclarecer esse ponto, assista o vídeo a seguir, que fala exatamente sobre a seleção de critérios para monitorar fornecedores:

A partir daí, é importante definir os indicadores de performance dos fornecedores, mantendo uma base KPI para o setor de compras acompanhar constantemente e perceber qualquer flutuação ou inconsistência.

Todos esses fatores devem ser comunicados ao fornecedor, assegurando transparência e comprometimento em uma via de mão dupla.

Assim, não só temos a chance de encontrar parcerias mais duradouras e vantajosas, como podemos estabelecer nossa organização como uma prioridade na estratégia de terceiros. Por fim, é necessário definir uma plataforma para coleta e análise dos dados monitorados. Com a demanda por informações atualizadas em tempo real, de diferentes fontes, a melhor opção é optar por um sistema de monitoramento de fornecedores que seja digital e capaz de integrar diversas bases.

É nesse contexto que temos os softwares SRM, que são desenvolvidos especialmente para gerenciar o relacionamento com fornecedores e aumentar a eficiência da gestão durante todas as etapas de uma parceria. Como funciona um sistema de monitoramento de fornecedores? A direct.data conta com uma plataforma completa para monitoramento simplificado de fornecedores, sem burocracia e repleta de recursos importantes para a gestão da sua cadeia de suprimentos. Confira nossos diferenciais:

  • consulta automatizada de compliance em dezenas de bases públicas;

  • parametrização da frequência das consultas

  • modulo de emissão , renovação e alerta de certidões negativas de débitos

  • alerta por envolvimento em crimes, falencia ou terrorismo

  • possibilidade de emitir dossiês de credito

  • onboarding de fornecedores automatizado

Está na hora de descomplicar a sua gestão de fornecedores. Agende uma demonstração gratuita










creditos: linkana

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo